Data: 16/06/14

Comisso divulga verso do PDI encaminhada no processo de recredenciamento

Verso do PDI postado no sistema e-MEC.

Data: 10/06/14

Comisso divulga proposta de PDI 2014-2018

Publicada a minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional

Data: 10/04/14

Questionrio Disponvel

J est disponvel para resposta o questionrio para o PDI 2014, contamos com a vossa participao.

Data: 19/03/14

PDI 2014

O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI consiste num documento em que se definem a misso da instituio de ensino superior e as estratgias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um perodo de cinco anos, dever contemplar o cronograma e a metodologia de implementao dos objetivos, metas e aes do Plano da IES...

Sobre o PDI

Em janeiro de 2014, após a conclusão dos trabalhos de avaliação institucional interna, realizada pela Comissão Própria de Avaliação, em 2013, foi dado início aos trabalhos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia, para o quinquênio 2014-2018. A construção do PDI, como um processo, irá permitir que a Universidade trace as diretrizes que irão nortear a sua atuação para os próximos anos. Para saber mais sobre o processo de construção do PDI, confira as informações abaixo:


1. O que é o PDI?

Estabelecido pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é definido, no seu artigo 16, como “o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver”.

Assim, o PDI é o documento que irá sistematizar o planejamento da Instituição, além de estabelecer os indicadores de monitoramento e avaliação.


2. Legislação norteadora:

A construção do PDI deverá ser feita com base documentos legais. São eles:

Lei nº 9.394/1996 (LDB);

Decreto nº 5.773/2006; 

Lei nº 10.861/2004;

Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005;

Decreto nº 5.224/2004;

Portaria MEC nº 1.466/2001;

Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004;

Portaria MEC nº 3.284/2003;

Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007;

Portaria MEC nº 2.051/2004;

Portaria MEC nº 4.361/2004;

Portaria Normativa MEC nº 1, de 2007;

Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007;

Resolução CNE/CES nº 3, de 14 de outubro de 2010;

Resolução CNE/CP nº 1/1999;

Resolução CES/CNE nº 1/2001;

Resolução CP/CNE nº 1/2002 (art.7º); e

Parecer CES/CNE nº 1.070/1999.


2. Qual a importância do PDI?

O PDI, além de uma exigência legal para o funcionamento da Instituição, é o documento que, de forma indissociável, traça os mecanismos de planejamento e os indicadores de monitoramento e avaliação da Instituição. Nesse sentido, o PDI irá identificar as necessidades da Instituição e direcionar sua estratégia de atuação no seu período de abrangência. Em outras palavras, o PDI é o instrumento através do qual a Universidade irá, a partir dos diálogos e discussões a serem estabelecidos com a comunidade interna e a sociedade, traçar sua política de atuação, tanto na área administrativa quanto acadêmica, com vistas a garantir o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão.


3. Qual a importância do PDI para a UNIR?

Fundada em 1982, a Universidade Federal de Rondônia é a única Instituição Pública de Ensino Superior do estado de Rondônia. Presente regularmente nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Vilhena e Presidente Médici, atua, indissociavelmente, em ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de Administração, Agronomia, Arqueologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Educação Básica Intercultural, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Aquicultura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Educação Física, Enfermagem, Estatística, Filosofia, Física, Gestão Ambiental, Geografia, História, Informática, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Letras – Português, Medicina Veterinária, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia, Segurança Pública e Teatro.

Para a Universidade Federal de Rondônia, além de uma exigência legal para regular seu funcionamento, a construção do PDI, é fundamental para consolidar os procedimentos de planejamento de nossas ações, através de sua sistematização. Entretanto, tão importante quanto a formalização do documento, é o seu processo de construção, que garantirá que sejam ouvidas a comunidade acadêmica, composta por nossos docentes, discentes e técnico-administrativos em educação, e a sociedade que nos envolve, em relação às nossas debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades.

Através dessa construção conjunta, o PDI irá sistematizar, de forma integradora, o planejamento da UNIR para os próximos cinco anos e também estabelecer as diretrizes a serem utilizadas nos processos de avaliação e acompanhamento das ações aqui desenvolvidas. É importante salientar que a elaboração e aprovação do PDI é um dos critérios para que haja o credenciamento ou recredenciamento de uma Instituição de Ensino Superior. Ou seja, o PDI é instrumento fundamental para que haja o início ou continuação de atividades em uma Instituição de Ensino Superior.



3. Como o PDI será elaborado?

A construção do PDI é feita de forma livre, com vistas a garantir que a Instituição tenha criatividade e liberdade no processo. Contudo, são estabelecidos alguns eixos temáticos essenciais, que são norteadores do processo de elaboração, sendo obrigatória a sua presença.

Esses Eixos Temáticos são assim estabelecidos, no Artigo 16 do Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006:

  1. Perfil Institucional

  2. Projeto Pedagógico Institucional

  3. Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos

  4. Perfil do Corpo Docente

  5. Organização Administrativa das IES

  6. Políticas de Atendimento aos Discentes

  7. Infraestrutura

  8. Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional

  9. Aspectos Financeiros e Orçamentários

  10. Anexos


 

O PDI deve ser elaborado, com coerência, de forma clara objetiva. Frise-se que o texto do PDI não tem caráter vinculativo, ou seja, não obriga as partes envolvidas a sua total implementação, mas ele deve ser construído de forma factível, ou seja, deve garantir a possibilidade de sua execução.

Assim, na UNIR, após os procedimentos de Autoavaliação institucional, concluídos em 2013, foi instituída, através da Portaria 103/2014/GR/UNIR de 29 de janeiro de 2014, uma Comissão para elaborar e coordenar as atividades para elaboração do PDI. A Comissão, que tem representação de todos segmentos da UNIR, irá trabalhar, em conjunto com a comunidade acadêmica e com a sociedade, para a construção do PDI da UNIR, referente ao quinquênio 2014-2018.

Em um primeiro momento, esta Comissão irá sistematizar, com base nos documentos de gestão, os dados necessários para construção de um instrumento de pesquisa a ser realizada junto a comunidade acadêmica e a sociedade. Este instrumento de pesquisa será aplicado on-line, com vistas a garantir ampla adesão e participação de todos os envolvidos. Após a consolidação dos dados obtidos na pesquisa, será realizado um trabalho de Planejamento, em conjunto com a Administração que terá como objetivo a construção de diretrizes para elaboração do PDI.

Assim, garantindo o espaço de participação e discussão, a Comissão irá organizar sistematizar as informações obtidas durante o processo de construção do PDI e irá consolidar o documento, que deverá ser aprovado pelo Conselho Superior Universitário e protocolado junto a Ministério da Educação, para garantir sua validação.


4. Como se dará a participação da comunidade acadêmica e da sociedade?

Mais do que uma formalidade, a participação da comunidade acadêmicas e da sociedade é fundamental para a construção do PDI. A participação da comunidade acadêmica e da sociedade se dará em duas etapas. Num primeiro momento, para garantir a participação ampla dos envolvidos, será lançado na internet instrumento de pesquisa, que deverá ser respondido por todos, com a maior fidelidade possível. Através dos dados obtidos, serão sistematizadas informações que irão subsidiar a construção do PDI. Assim, para garantir que sua opinião seja ouvida, a comunidade deverá preencher, em período a ser amplamente divulgado, o instrumento de pesquisa a ser elaborado pela Comissão. Num segundo momento, será realizado workshop com representantes da gestão para discussão das informações obtidas através do instrumento de pesquisa e consolidação das informações.


5. Contatos

Para saber mais sobre o PDI, acesse www.pdi.unir.br, ou entre em contato através do e-mail comissaopdi2014@unir.br

 


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